Visita técnica é realizada em obras de saneamento do segundo distrito de Maricá

Visita técnica é realizada em obras de saneamento do segundo distrito de Maricá

Foto: Leandro Matheus

A presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Rita Rocha, acompanhada do prefeito Fabiano Horta e de equipe técnica, realizou uma visita às obras em andamento na região do segundo distrito de Maricá na manhã desta segunda-feira (10). Entre os pontos de trabalho, estão a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bananal; a implantação da rede de esgotamento sanitário para famílias em situação de vulnerabilidade social da região; e o canteiro de obras do esgotamento sanitário do bairro de Ponta Negra.

A obra referente à ETA do Bananal diz respeito à ampliação da capacidade de abastecimento de água para as regiões do 1º e 2º distritos. Antes, a estação tinha capacidade para tratar cerca de 40 litros por segundo. A Sanemar foi responsável por desenvolver o projeto por meio de uma adutora que interliga os dois sistemas de abastecimento existentes no município, que são a ETA Flamengo e a ETA Bananal, triplicando a capacidade de tratamento da água para 120 litros por segundo. O projeto foi entregue à empresa Águas do Rio, que começou a execução da obra de ampliação. A adutora já está pronta, e boa parte de sua estrutura percorre a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

“Estamos animados para a inauguração dessa obra, e a expectativa é de aumentar a capacidade atual, distribuindo água tanto para a região do segundo distrito, quanto redistribuir o excesso da água para o primeiro distrito, no Centro, nos locais em que há escassez” explicou a presidente Rita.

Em conjunto com o setor de Obras Diretas da Sanemar, a implantação da rede de esgotamento sanitário no Bananal, que será ligada a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta também segue a todo vapor. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações locais para atendimento de população vulnerável. Essas obras locais são destinadas a grupos de até 300 famílias e foram iniciadas nessa semana. Outras localidades também receberão o sistema, como Mangueira, Inoã, Cordeirinho e Camburi; este último que já tem previsão de entrega até o fim do primeiro semestre do ano, e que deve beneficiar a cerca de 90 famílias.

Por fim, a equipe visitou o canteiro de obras em Ponta Negra, que representa o futuro esgotamento sanitário do bairro de Ponta Negra, já com novidades para os próximos dias: Na quinta-feira (13), será realizado o lançamento oficial da obra, juntamente com a assinatura do contrato da obra de esgotamento sanitário do Recanto.

Já na próxima terça-feira (18), será realizado o lançamento da pedra fundamental da obra de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu.

“Essa é uma batalha permanente que a gente vem fazendo, a cidade tem um grande passivo para trás na questão do esgotamento sanitário, mas a gente segue avançando com ela e vai fazendo a cidade ganhar essa pauta ambiental tão importante para o futuro da cidade”, pontuou o prefeito Fabiano Horta.