Canal de Ética

O Canal de Ética é uma forma de ampliar nosso comprometimento com a transparência e a ética. Essa ferramenta sigilosa e imparcial está disponível para os públicos externo e interno da Sanemar. O denunciante poderá optar em fazer sua denúncia de forma anônima ou não. Confirmando-se ou não as denúncias apontadas, o sigilo estará sempre garantido, bem como o anonimato se essa for a opção do denunciante.

 

Esclarecemos que a opção de acompanhamento e do resultado da apuração da denúncia está disponível atualmente apenas para os casos de denúncias não anônimas. Meios de consulta seguros, para manter preservação do anonimato, estão sendo analisadas para disponibilização futura.

Você pode formular denúncias sobre:

Ícone Denúncia
Fraude
Corrupção
Lavagem de dinheiro
Assédio
Discriminação
Outras irregularidades
O que são consideradas irregularidades?

Ações ou omissões contrárias à lei ou aos preceitos do Código de Conduta Ética e Integridade da Sanemar e do Regimento Disciplinar que possam causar danos à Sanemar, aos seus colaboradores, acionistas e demais públicos de interesse.

Ícone Irregularidades

Caso sua manifestação não se enquadre nos casos acima e você queira fazer uma reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta ou elogio, envie para ouvidoria@sanemar-sa.com.br

Como fazer a sua denúncia?

A denúncia pode ser feita das seguintes maneiras:

Ícone Internet
Pela Internet:

Acesse aqui o formulário para fazer a sua denúncia. O IP do seu computador não será identificado em hipótese alguma.

Ícone Telefone
Por Telefone:

Ligue para 3731-1467 e peça para falar com o Ouvidor da Sanemar.

 

O Canal de Ética está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. As ligações serão atendidas pelo Ouvidor que está treinado para obter o máximo de informações a respeito da denúncia relatada, sem comprometer o anonimato e a segurança da fonte. O número do telefone a partir do qual originar a ligação não será identificado.

Ícone E-mail
Por E-mail:

Envie e-mail para canaldeetica@sanemar-sa.com.br com a sua denúncia ou para esclarecer eventuais dúvidas sobre o Canal.

 

Lembrando que essa é única forma onde o anonimato não está garantido.

 

As denúncias também podem ser feitas por via postal, endereçadas à Comissão de Ética, para a Av. Vereador Francisco Sabino da Costa, 907 – Maricá – Rio de Janeiro | CEP: 24900-110.

Ícone Encaminhamento

Todas as informações serão recebidas pela Ouvidoria da Sanemar, que encaminhará, quando oportuno, à Comissão de Ética da Companhia para o devido tratamento e envio às áreas responsáveis para apuração. Caso a denúncia seja referente à Diretoria Colegiada, ou ao Conselho Fiscal, ou ao Comitê de Auditoria Estatutário, será encaminhada ao Conselho de Administração.