
03/10/2022 Sanemar realiza obras de esgotamento sanitário pela cidade








Foto: Leandro Matheus
Desde que assumiu o compromisso de investir em serviços públicos de saneamento básico no município que a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), visando o alcance da meta de universalização do esgotamento sanitário, tem levado seus projetos e empreendimentos para todos os distritos de Maricá. Atualmente há obras de esgotamento sanitário em andamento no Centro, Ponta Negra e Itaipuaçu.
Entre os principais investimentos, já com previsão de entrega para o mês de outubro deste ano, está a revitalização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Araçatiba. “Estamos em fase de conclusão, além de adequação e reparo dos equipamentos hidráulicos e elétricos, essa revitalização visa a melhoria da produtividade da nossa maior ETE”, explicou a diretora técnica operacional da Sanemar, Roberta Cardoso.
Roberta destacou ainda que a nova ETE de Araçatiba recebeu investimentos voltados para a melhoria da acessibilidade, manutenção preventiva, impermeabilização dos tanques, limpeza, higiene e redução na ocorrência de falhas, tudo para atender os parâmetros exigidos pela legislação.
“A ETE Araçatiba já está alocando nossas equipes de Operações e parte da nossa equipe de Programas Socioambientais. Em breve pretendemos ampliar o Programa Sanear Educação, voltado para os alunos do município, que poderão fazer visitas guiadas para conhecer o funcionamento da nova estação de tratamento de esgoto”, afirmou Roberta anunciando em seguida que futuramente a ETE Araçatiba também contará com um laboratório próprio para a realização de suas respectivas análises.
Já em Itaipuaçu Roberta destacou a obra que está sendo realizada na região denominada “Praça Itaipuaçu”, local onde está sendo construída uma extensa e importante rede coletora, que após concluída irá atender mais de 600 moradores. “Além da rede coletora também construiremos uma pequena estação de tratamento. Nossa previsão é de que essa obra seja finalizada já no primeiro semestre de 2023 e que melhore a vida dessas famílias que sempre sofreram com questões relacionadas a alagamentos”, disse Roberta.
A diretora técnica operacional aproveitou para anunciar que já foi dada a ordem de início da obra de construção da tão esperada rede coletora em Ponta Negra. “O canteiro de obra em Ponta Negra fica pronto ainda este mês quando também daremos início ao estudo de topografia. Nossa previsão é de que o início dessa obra aconteça em janeiro de 2023. Esse é um investimento de grandes dimensões e que vai beneficiar uma parcela significativa da população de Ponta Negra”, frisou Roberta.












Foto: Leandro Matheus