13/04/2023 Sanemar marca presença em audiência pública sobre saneamento ambiental na ALERJ
Foto: Faquéco Corrêa
Representantes da Companhia de Saneamento de Maricá estiveram presentes na audiência pública realizada pela Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta quarta-feira (12), no plenário do Edifício Lúcio Costa, no Centro do Rio. Na ocasião, a presidente Rita Rocha apresentou o trabalho realizado em Maricá e reivindicou a presença ativa do governo estadual no fornecimento de água do município.
A presidente cobrou ainda a fiscalização da atual concessionária de água do município, a Águas do Rio, em relação às metas de atendimento e ao plano de investimento, que deveria ter sido apresentado após 18 meses de início da concessão. Vale reforçar que o Leste Metropolitano do estado é uma região que sofre com a falta de água, e Maricá é o município metropolitano que mais cresceu na última década, chegando a 220 mil habitantes.
“Apresentamos as demandas do município sobre saneamento básico, sobretudo para buscar apoio da agência reguladora, a AGNERSA (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) e as instituições estaduais para cobrança da concessionária Águas do Rio”, descreveu Rita.
A audiência ocorre após uma série de reuniões promovidas pelo colegiado com os representantes das três concessionárias do estado (Águas do Rio, Iguá Saneamento e Rio + Saneamento). O objetivo do encontro foi ouvir as principais demandas dos usuários dos serviços, ou seja, abrir espaço para o diálogo com a população.
Sobre a Comissão de Saneamento
A Comissão de Saneamento da Alerj tem como objetivo discutir medidas para solucionar os problemas relatados pelos usuários dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário realizado pelas concessionárias.
Também participaram do evento, representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agnersa); das empresas de fornecimento de energia elétrica, Light e Enel; do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; e do Instituto de Defesa do Consumidor e do Governo do Estado (Procon).