30/05/2023 Sanemar lança projeto Sanear Educação nos Templos Religiosos
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) acaba de lançar mais um braço do programa Sanear Educação: a ação agora, além de atuar nas escolas, contemplará os templos religiosos. Nesta segunda-feira (29), no auditório do Banco Mumbuca, foi realizado o primeiro encontro oficial do projeto, que reuniu lideranças cristãs e de religiões de matriz africana para apresentar um panorama das ações da companhia e ouvir as principais demandas dos grupos.
A ação é realizada por meio de agentes intermediadores que estão em contato direto com os líderes religiosos. Levar o trabalho da Sanemar para dentro dos templos é uma oportunidade para disseminar informações sobre os programas sociais e sobre boas práticas que visam preservar a saúde das famílias e o meio ambiente.
“É com muita alegria que realizamos essa reunião para apresentar este novo projeto do Sanear Educação, para que possamos estender os nossos braços para a sociedade, e abraçar a muito mais pessoas com o nosso trabalho”, celebrou Rita Rocha, presidente da Sanemar.
De acordo com a equipe do projeto, o trabalho nos templos tem um resultado mais eficaz na aproximação com a população, ampliando o debate sobre o esgotamento sanitário e possibilitando o desenvolvimento das ações da companhia no município.
“Realizamos um trabalho socioambiental, que visa conscientizar os maricaenses em geral e templos religiosos, como as casas de axé, com ação didático-pedagógica em questões de saneamento básico e educação ambiental”, pontuou Nilceia Nascimento, uma das líderes do projeto que atende às casas de axé.
“O nosso papel é fazer contato direto com os líderes de templos religiosos para que a Sanemar possa ter uma entrada melhor dentro das comunidades e dos grupos, para que venham se conscientizar a respeito do uso adequado da água, de como deve ser feito o seu esgotamento séptico, todas essas medidas que, mal administradas, podem causar doenças”, explicou Renato Cunha, outro líder do programa, que atende às igrejas.
De acordo com Mãe Márcia de Oxaguian, que é dirigente de um terreiro em São José do Imbassaí desde 2009, essa é a primeira vez que ela é convidada para uma reunião desse tipo, que traz as religiões para o centro do debate sobre o que é melhor para o território que ocupam.
“Não depositamos esgoto a céu aberto porque moramos em uma reserva. Então já temos uma fossa séptica, temos um poço afastado, temos essa consciência ambiental, já que sou engenheira. Achei importantíssimo o trabalho da Sanemar, quero levar para o terreiro essa palestra. Parabéns pela iniciativa de transformar nossa cidade em uma cidade consciente”, declarou Mãe Márcia.
Marcelo da Costa Santos, pastor de uma igreja evangélica em Maricá, elogiou o trabalho da Sanemar nas escolas, considerando que as crianças são eficazes agentes na disseminação de informação para as famílias. E o mesmo se aplica aos templos religiosos.
“O trabalho que a Sanemar realiza hoje é algo muito forte, é importantíssimo para a população e usar os templos religiosos é uma questão de inteligência porque são muitas igrejas evangélicas e de outras religiões, e a gente tem contato direto com a população. Estamos à disposição para somar forças”, garantiu o pastor.
Durante as próximas semanas, o Sanear Educaçãos nos Templos Religiosos segue agenda de visitação às igrejas e casas de axé para primeiro contato, para que juntos possam dar início a esse trabalho de parceria.