Sanemar lança Programa Socioambiental Sanear Educação

Sanemar lança Programa Socioambiental Sanear Educação

Foto: Leandro Matheus

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), lançou nesta segunda-feira (28/03), na Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, em Itaipuaçu, o Programa Socioambiental Sanear na Educação. A iniciativa que tem por objetivo a manutenção e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de ensino será realizada em todas as escolas da rede municipal.

O lançamento do programa contou com uma palestra a respeito de saneamento básico e uma atividade prática com brincadeiras educativas voltada aos alunos do quinto ano. Além disso, cerca de 150 estudantes, incluindo educação infantil, assistiram atentos a limpeza do sistema de esgotamento sanitário da escola, feita por um caminhão Vacall (limpeza por sucção) da Sanemar.

Rita Rocha, presidente da Sanemar, contou que durante algum tempo o sistema de esgotamento sanitário das escolas do município era tratado de forma emergencial, o que não é o ideal.

“Já realizamos esse trabalho de manutenção nas escolas, mas com o lançamento do Sanear Educação iremos atuar de forma muito mais coordenada e verdadeiramente preventiva, pois teremos um cronograma mais dinâmico e eficiente”, explicou. “Além disso, com o retorno presencial das aulas, queremos garantir que o sistema de esgotamento sanitário de cada unidade esteja adequado a sua necessidade”, completou. “Queremos fechar o ciclo realizando ações de saneamento nas comunidades mais vulneráveis, através do Programa Sanear Maricá e, ao mesmo tempo, oferecer conhecimento aos nossos alunos e munícipes”, afirmou Rita.

A presidente falou também da ação realizada com os alunos. “A ideia é construir atividades de acordo com a faixa etária das crianças, ações lúdicas e educativas que elas vão levar para vida toda e, assim, alcançar todos os alunos da rede municipal. Essas crianças são verdadeiras multiplicadoras e tudo que elas aprenderem aqui certamente vão levar para casa e dividir com os seus pais”, avaliou a presidente.

Simone Costa, diretora de Relações Institucionais, também acredita que as crianças irão dividir o aprendizado com os seus pais e responsáveis. “O mais importante hoje é levar para casa todo o conhecimento adquirido aqui e, como isso fazer diferença para a sua casa, sua escola e cidade. É muito importante que as crianças entendam que saúde e saneamento básico estão ligados”, afirmou Simone.

Para Denise Aparecida da Silva, diretora Geral da escola, tudo que puder ser usado para ampliar o conhecimento dos alunos sempre será bem-vindo.

“”Estamos retornando o ensino presencial com nossos alunos e acho esse programa maravilhoso, pois trabalhamos com os nossos estudantes o tempo inteiro referente a questões como a importância de cuidar da água, do uso correto do banheiro, da fossa e esgoto, para que eles tenham uma saúde melhor, uma qualidade de vida melhor, então quando soubemos que nossa escola receberia o lançamento desse projeto, comemoramos muito”, contou a diretora.

O pequeno Nathan Araujo, de 10 anos, estudante do 5 ano, também aprovou a atividade. “Estou achando muito legal aprender sobre o esgoto. Queria que a nossa cidade tivesse esgoto em todo lugar e que todas as casas tivessem água limpa”, pediu o pequeno Nathan.

Sanemar vai lançar o Programa Sanear Saúde

Durante o evento, Rita Rocha, aproveitou para anunciar que na próxima segunda-feira (04/04) será feito o lançamento do programa Sanear Saúde, na Unidade de Saúde da Família de Marinelandia, em Cordeirinho.

“O Sanear Saúde segue a mesma dinâmica do Sanear Educação, porém focado aos funcionários da saúde como multiplicadores de informação para a população e da mesma forma que estamos fazendo nas escolas, iremos realizar um trabalho de manutenção preventiva e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de saúde”, garantiu Rita.

Foto: Leandro Matheus