Sanemar lança o projeto “Amigo da Sanemar”

Sanemar lança o projeto “Amigo da Sanemar”

Foto: Leandro Matheus

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) lançou nesta quarta-feira (01/03), na E. M. João Pedro Machado, em Manoel Ribeiro, o projeto “Amigo da Sanemar”. Idealizado com o intuito de substituir o Programa Sanear Educação – lançado em março de 2022 -, o novo projeto educativo e socioambiental tem por objetivo promover a conscientização dos alunos da rede municipal em defesa dos recursos naturais da cidade.

Através de palestras, atividades lúdicas e interativas, a equipe do Amigo da Sanemar apresentou aos estudantes do terceiro e do quarto ano, temas como: A importância da água, Coleta e tratamento de esgoto, diferença entre rede pluvial e esgoto e demais tópicos relacionados ao saneamento básico.

De acordo com Roberta Cardoso, diretora técnica operacional da Sanemar, o programa Sanear Educação vai continuar existindo, porém, voltado exclusivamente para a realização de obras de ampliação e manutenção no sistema de esgotamento sanitário das escolas de Maricá. Já o novo projeto socioambiental vem para consolidar uma parceria de sucesso entre a Sanemar e a pasta de Educação na formação acadêmica dos estudantes em relação as pautas ambientais.

“Queremos alcançar todos os alunos da rede e transformá-los em verdadeiros multiplicadores, torná-los de fato amigos da Sanemar. Por isso, além das visitas nas escolas, estamos promovendo visitas guiadas destes alunos às nossas instalações, presentes na Estação de tratamento de Esgoto de Araçatiba”, frisou Roberta.

Na avaliação de Samara Dutra da Rosa, diretora geral da Escola João Pedro Machado, abordar o tema saneamento básico com os alunos é de suma importância. “Em muitas situações eles conseguem multiplicar as informações melhor que um adulto e a atual situação do nosso planeta pede que nossas crianças estejam cada mês mais conscientes em relação ao descarte correto de resíduos, ao tratamento de água e esgoto e tudo que envolve o meio ambiente”, afirmou a diretora.

Animado com a ação, o aluno do terceiro ano, Matheus Costa, de 7 anos, aprovou as atividades. “Gostei de tudo, aprendi muita coisa hoje. Agora já sei como funciona o esgoto da minha casa e da minha escola”, disse o pequeno.

Gestoras de projetos da Secretaria de Educação, Fernanda Cocramo e Neuzânia Casagrande destacaram a relevância desta parceria.
“Já estamos há um ano com essa parceria junto a Sanemar e entendemos que nossos alunos são na verdade sementinhas que vão ajudar a propagar informações importantes no cuidado com o meio ambiente de nossa cidade”, destacou Fernanda. “Não tenho dúvidas de que esses alunos são os melhores multiplicadores que poderíamos ter. As famílias dessas crianças estarão bem mais informadas a partir desse trabalho que complementa o conteúdo aplicado nas escolas e enriquece o aprendizado dos alunos”, completou Neuzânia.

Foto: Leandro Matheus