
18/08/2022 Sanemar firma acordo de cooperação com a Sanasa








Foto: Leandro Matheus
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), firmou nesta quinta-feira um termo de cooperação com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), de Campinas (SP), visando a troca de experiências com o objetivo de ampliação do sistema de tratamento do esgotamento sanitário em Maricá. A parceria foi celebrada durante o seminário “Os Desafios de Maricá: Crescimento Populacional e Universalização do Saneamento”, no Cine Henfil, no Centro.
Na abertura do evento, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou que o saneamento básico é a questão mais central de seu governo.
“Um seminário como esse é importante para sistematizar a visão do todo a respeito do que estamos vivendo em relação ao saneamento básico de Maricá. A Sanemar tem cumprido um papel diário, absolutamente complexo, como um senso de urgência muito presente a todos nós, no sentido de perceber o desafio que está colocado. Essa é uma questão central na minha gestão e que precisamos enfrentar. O saneamento básico de Maricá é sem nenhuma dúvida o grande desafio desse segundo ciclo de governo e um senso de prioridade muito claro de que precisamos cumprir esta agenda”, disse o prefeito.
Presidente da Sanemar, Rita Rocha listou os projetos já em fase de licitação, entre eles a construção de 115 km de rede em São José de Imbassaí, a inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Araçatiba, que passa por revitalização, e outros 103 km de rede de esgoto no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. Rita aproveitou para destacar as metas da Sanemar para os próximos anos.
“Em 2024 chegaremos a 220 km de rede de tratamento de esgoto instalada na cidade. Isso é quatro vezes mais rede do que já foi feito em toda a história de Maricá antes da criação da Sanemar”, frisou Rita. “E com dedicação, esforço, diálogo, estudos, muito trabalho e parcerias, vamos chegar em 2028 com mil e trezentos quilômetros de rede de tratamento de esgoto implantada no município”, projetou.
“Estamos aqui para colaborar e ajudar no que vocês quiserem e precisarem, é isso que significa a formalização desse convênio. Pegamos as experiências da Sanemar e vocês pegam as nossas experiências”, disse Marco Antônio Santos, representante da Sanasa, logo após a assinatura do termo de cooperação técnica.
Além da Sanasa, um acordo de cooperação está para ser oficializado com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
“Três anos de Companhia e vocês já tem muita coisa realizada. Estão de parabéns pelos investimentos e não tenho dúvidas de que irão alcançar as metas de ampliação do tratamento do esgotamento de Maricá”, disse Marco Seindenberg, representante da Sabesp.
O evento foi encerrado com uma palestra do professor e doutor da UNICAMP, José Marcos da Cunha, que apresentou um estudo com dados estatísticos a respeito do crescimento populacional de Maricá.
“Podemos dizer o que todos já sabem. Maricá teve um crescimento muito significativo nos últimos anos, superior a média do Brasil, e o nosso estudo indica que o principal motivo desse crescimento foi a migração, por isso é importante discutir o futuro da população e sua distribuição espacial para identificar os principais campos de atuação e trabalhar em soluções. Saneamento básico é questão de prioridade, o poder público tem o poder de escolher suas prioridades e tudo indica que Maricá já entendeu isso”, concluiu o professor.








Foto: Leandro Matheus