
16/06/2023 Sanemar fecha intercâmbio de conhecimentos na Espanha com visita à segunda maior planta dessalinizadora da Europa

Equipe técnica da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) finalizou a agenda de visitas nessa segunda-feira (12) a unidades de tratamento de esgoto e plantas dessalinizadoras na Espanha, após conclusão de um curso de dessalinização. A última planta a ser visitada foi a usina de dessalinização de El Prat de Llobregat, em Barcelona.
A equipe, composta pela Diretora do setor Técnico Operacional Roberta Cardoso e a Presidente Rita Rocha, já havia conhecido as plantas da região de Alicante, a de Muchamiel e a de Torrevieja, sendo esta última, a maior usina de dessalinização da Espanha e de toda a União Européia.
“Além do curso, que teve por objetivo nos capacitar para colaborar de maneira eficaz para o nosso próximo passo na cidade rumo à dessalinização, também conhecemos muitos processos e tecnologias que podem servir de inspiração para melhorias em Maricá”, afirmou Roberta Cardoso.
A planta dessalinizadora de Barcelona, que é a segunda maior de toda a Europa, realiza descarte de material juntamente com a estação de tratamento de esgoto da região.
“Nessa unidade, a dispensa de salmoura é feita através do emissário submarino da estação de tratamento de esgoto. Então há uma chance real de que possamos utilizar esse projeto como espelho para Maricá, já que estamos construindo um emissário em Itaipuaçu”, explicou a presidente Rita.
A usina de dessalinização de El Prat de Llobregat fica localizada na foz do rio Llobregat , na província espanhola de Barcelona. Inaugurada em 2009 como a maior instalação da Europa para o abastecimento urbano, é projetada para atender 60% da população da Catalunha, buscando também que o sistema Ter-Llobregat não dependa exclusivamente da água dos reservatórios. A capacidade da planta é de 200 milhões de litros de água por dia, com custo de energia cinco vezes menor que o das usinas da década de 1980. A taxa de conversão é de 45%, ou seja, para cada 100 litros de água do mar captados, são obtidos 45 litros de água dessalinizada.


