Sanemar elabora planejamento estratégico para os próximos cinco anos

Planejamento Estratégico da Sanemar

Sanemar elabora planejamento estratégico para os próximos cinco anos

Atividade durou dois dias e contou com a participação dos funcionários

Funcionários participam da elaboração do planejamento estratégico / Foto: Vinícius Rodrigues (Plano)

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) iniciou na sexta-feira (08) e no sábado (09) a elaboração do seu planejamento estratégico. Com suporte da Unidade de Apoio à Gestão Integrada (UAGI), funcionários da empresa estiveram reunidos no auditório da Faculdade Universo, em São José do Imbassaí, ao longo dos dois dias. No encontro, eles discutiram fatores existentes no ambiente interno e externo e definiram pontos importantes, como missão, visão e valores da Companhia, além de discutir os objetivos, estratégias e projetos para os próximos cinco anos.

Para o presidente da Sanemar, Edes Fernandes de Oliveira, o encontro serviu não apenas para definir quais são as marcas e o DNA da empresa, mas principalmente pela oportunidade de poder construir os objetivos da Companhia de forma participativa com os seus colaboradores. Esta é uma forma de fazer com que todos estejam comprometidos com aquilo que eles ajudaram a criar.

“O planejamento estratégico vai nos ajudar a enxergar com clareza o que queremos fazer e onde queremos chegar. Temos muitos desafios no município. Somos uma empresa nova, por isso queremos criar soluções e não vícios. Queremos resolver o problema de déficit no saneamento e atender as expectativas da população, por isso é mais do que necessário alinharmos nossos objetivos”, disse Edes, que deu uma palestra sobre os desafios do ambiente interno da empresa.

Na manhã do primeiro dia o ex-presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), Jorge Briard, foi responsável por falar sobre o ambiente externo. Sua apresentação incluiu temas como Agenersa, Ministério Público, TCE e órgãos fiscalizadores. Para ele, o surgimento da Sanemar é primordial pois, mesmo em estágio inicial, tem o propósito de resolver um passivo importante na cidade: contribuir com a CEDAE para o abastecimento de água em Maricá e promover melhorias no esgotamento sanitário.

“O desafio é grande. Acredito que a Sanemar pode se permitir a construir o planejado e se estruturar. A participação dos funcionários nas atividades é muito importante, porque fortalece os vínculos com a empresa e gera a sensação de pertencimento. O plano de ação vai buscar melhorias no dia a dia”, analisou Briard.

Mais de 30 funcionários (quase 50% do quadro total) estiveram participando das dinâmicas de desenvolvimento. Divididos em três grupos, eles trabalharam colaborativamente com muita troca de ideias e debates, com o intuito de direcionar os próximos passos da Companhia. O consultor da UAGI e facilitador do desenvolvimento do planejamento estratégico, Adilson Pize, fez uma análise sobre a importância dessa participação.

“A Sanemar está de parabéns pela forma como efetuou o desenvolvimento do seu planejamento estratégico, envolvendo colaboradores de todas as áreas e níveis da Companhia. Estabelecendo desta forma um senso de propósito comum, o que certamente resultará num maior engajamento de todos com as iniciativas empreendidas e melhores resultados para a organização, com mais benefícios para a sociedade em geral”, concluiu Adilson.

Edes Fernandes disse ainda que haverá uma segunda etapa, a ser feita na Sanemar, para conclusão dos trabalhos que inclui indicadores para acompanhamento dos objetivos estratégicos.

O objetivo principal da Companhia é aumentar significativamente o índice de cobertura na coleta e tratamento de esgotos, e contribuir com a CEDAE para aumentar o índice de cobertura de abastecimento de água.

Agora é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar para realização dos projetos que certamente contribuirão para a qualidade de vida, saúde pública preventiva e proteção ao meio ambiente em Maricá, acrescentou.