Sanemar Educação retoma atividades nas escolas municipais

Sanemar Educação retoma atividades nas escolas municipais

Foto: Leandro Matheus

Com o término do recesso escolar da rede municipal, o Programa Sanear Educação, iniciativa da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), que além da manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de ensino, tem por objetivo levar aos estudantes, por meio de atividades teóricas e práticas, temas relacionados à educação socioambiental, retomou suas atividades nesta terça-feira (26/07) nas escolas de Maricá.

O retorno do programa aconteceu nas escolas municipais Mata Atlântica, em Itaipuaçu, e Professora Alcione Soares Rangel da Silva, em Bambuí. Como de costume a ação teve início com uma palestra sobre temas relacionados ao meio ambiente e saneamento básico, na sequência os alunos participaram de atividades recreativas para fixação do conteúdo, que incluiu um “jogo de tabuleiro gigante”.

Na avaliação de Aline Machado, professora do quarto ano da E.M. Alcione Soares Rangel da Silva, a metodologia da ação e o conteúdo apresentado são perfeitos para o aprendizado dos alunos.

“Falar de assuntos tão importantes e sérios como saneamento básico, cuidado com o lixo e preservação do meio ambiente é sempre bom e da forma lúdica como a equipe do Sanear Educação está fazendo é melhor ainda. Além de fazer toda a diferença para os alunos, vai ao encontro do que ensinamos a eles ao longo do ano”, afirmou a professora.

Já o estudante Arthur Mariano, de apenas 9 anos, garantiu que vai chegar em casa e contar tudo o que aprendeu para os seus pais. “Adorei tudo, mas principalmente saber como funciona o esgoto da minha escola e participar das brincadeiras. Nunca mais vou deixar a torneira ligada sem necessidade e não vou mais demorar no banho”, prometeu o Arthur.

De acordo com o cronograma, as próximas unidades de ensino que receberão a equipe do Sanear Educação, serão as escolas municipais Alcebíades Afonso Viana Filho, em São José do Imbassaí, e João da Silva Bezerra, na Divinéia, ambas na quarta-feira (27). Já na quinta-feira (28) será a vez das escolas Amanda Penã de A. Soares, no Bananal e Conego Batalha, em Itapebinha.

Foto: Leandro Matheus