31/08/2023 Sanemar e SCTF representam a Prefeitura de Maricá no Congresso Mundial da Água em Estocolmo
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), por meio da presidente Rita Rocha, e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Formação, por meio da secretária da pasta, Adriana Costa, representaram o prefeito Fabiano Horta durante a Semana Mundial da Água (20 a 24 de agosto), em Estocolmo.
A Semana Mundial da Água 2023 contou com quase 15.000 participantes de todo o mundo. É a principal conferência global sobre a água. Esse ano o tema foi Sementes de Mudança: Soluções Inovadoras para um Mundo Sábio em Água.
A agenda de eventos incluiu a entrega do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.
O prêmio esse ano ficou com os Estados Unidos. Uma estudante recebeu o troféu das mãos da princesa Vitória. Ano passado a competidora brasileira ficou em 2º lugar.
O Stockholm Junior Water Prize (Prêmio SJWP) é uma competição internacional que reúne estudantes de 15 a 20 anos que desenvolveram projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade. O Prêmio é organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997 e tem a Princesa Victoria da Suécia como Patrona. Atualmente, 40 países participam do SJWP, dos quais um é o Brasil, que ingressou na competição em 2017 e neste ano, levou uma jovem brasileira à final.
A delegação visitou também as instalações do parlamento sueco e a sede da Prefeitura de Estocolmo. Este último, local onde é entregue anualmente o Prêmio Nobel. Paralelamente ao congresso, foi celebrado o aniversário de 15 anos da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia, momento em que as mulheres maricaenses tiveram a oportunidade de apresentar as políticas públicas inovadoras de Maricá para o público do evento.
Fechando a programação, ocorreu a formalização do acordo de cooperação institucional assinado entre a Câmara de Comércio Brasil, a Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e a Sanemar.
A presidente Rita Rocha participou do painel “Inovações Tecnológicas para Gestão Sustentável da Água” e apresentou informações sobre a companhia e as ações realizadas no município, dentre elas, o abastecimento de água para população vulnerável por meio do programa Sanear + Água.
Já a Secretária Adriana Costa pontuou as políticas desenvolvidas pelo executivo municipal que contribuem para o empoderamento feminino e o fomento da participação das mulheres na ciência. Destaque foi dado ao programa Passaporte Universitário já que aproximadamente 67% dos beneficiários do programa são mulheres.
O acordo assinado pela Sanemar com a Câmara de Comércio Brasil Suécia visa o desenvolvimento de projetos de interesse comum que tenham como propósito a adoção de soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável.
“Por isso, a Sanemar se une à Secretaria de Ciência, Formação e Tecnologia. É a parceria da inovação, em especial em soluções de água e esgoto, que nos ajudarão a encurtar o caminho para a universalização do saneamento básico em Maricá”, afirma Rita Rocha diretora presidente da Sanemar.
Já a secretária Adriana comentou a parceria.
“A edição do prêmio anual Jovens Pesquisadores de Maricá esse ano contará com uma categoria especial dedicada ao desenvolvimento de soluções em saneamento. São esses jovens que serão incentivados por nós a participar das seletivas da edição de 2024 do Stockholm Junior Water Prize. Estamos neste momento ajustando o edital para que todos os participantes estejam dentro das mesmas prerrogativas e assim estejam aptos a concorrer à etapa nacional do prêmio no Brasil e quem sabe, representar o Brasil na Suécia. “, finalizou.