Sanemar cumpre agenda de saneamento básico em Brasília

Sanemar cumpre agenda de saneamento básico em Brasília

Foto: Leandro Matheus

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), através de sua presidente, Rita Rocha e de uma equipe técnica, esteve essa semana (27, 28 e 29/03) em Brasília – DF -, cumprindo uma importante e extensa agenda de encontros, visitas e reuniões voltadas a ações e investimentos em saneamento básico.

O primeiro compromisso foi na segunda-feira (27/03), na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.

“Fizemos uma série de apontamentos sobre nossas necessidades das quais a Agência Nacional de Águas se comprometeu a nos ajudar. Tudo ainda será devidamente formalizado, principalmente o apoio que nos foi oferecido em relação a fontes alternativas para o abastecimento de água. Foi um encontro muito positivo”, avaliou Rita Rocha.

Também no dia 27, a presidente da Sanemar esteve reunida com o secretário executivo da pasta de Relações Institucionais do Governo Federal, Olavo Noleto.

“O Olavo conhece Maricá, por já ter sido presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), ele sabe das nossas demandas, e assim pode nos ajudar como um facilitador nas articulações com outros órgãos e setores, articulações essas muito necessárias para avançar nas questões do saneamento básico na cidade”, explicou Rita.

Já na terça-feira (28/03) toda equipe da Sanemar participou de uma reunião do Conselho Diretor Nacional (CDN) da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), onde foram apresentadas – por representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Caixa Econômica Federal -, as linhas de crédito oferecidas pelas duas instituições para a área de saneamento.

“Embora essas linhas de crédito não sejam o foco da Sanemar no momento, participar de um encontro como esse é sempre muito válido, inclusive porque estava presente o secretário nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, que é do Rio e ouviu atentamente todas as nossas demandas”, afirmou a presidente da Sanemar.

No último dia de agenda (29/03), a equipe da Sanemar se dividiu em duas. Enquanto Horácio Figueiredo, assessor de relações institucionais da presidência, participava do segundo dia do congresso promovido pela Assemae, a presidente da Sanemar, Rita Rocha, e sua equipe visitaram instalações e obras de esgotamento sanitário na região metropolitana de Goiânia.

Horácio Figueiredo elogiou a diretoria da Assemae e destacou a importância da Associação promover encontros onde sejam debatidas pautas importantes, como os cenários para o saneamento básico e as principais formas de investimentos. “Gostei muito da iniciativa tomada pela diretoria da Assemae. Acredito que seja esse o caminho”, salientou Horácio.

Além das obras de esgotamento sanitário, Rita e equipe visitaram a ETE de Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia e a ETE compacta do IPE, localizada no município de Trindade. “Aproveitamos a estada aqui para conhecer algumas obras e investimentos em saneamento básico, pois sempre que visitamos outras cidades onde há iniciativas de sucesso em esgotamento sanitário, buscamos entender e absorver o máximo de conhecimento possível para quem sabe levar essas iniciativas para a realidade de Maricá”, frisou Rita.

Foto: Leandro Matheus