Sanemar celebra início das obras de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu

Sanemar celebra início das obras de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu

Fotos: Leandro Matheus

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) realizou na manhã desta terça-feira (18/04), no canteiro de obras entre a Avenida 2 e a Rua 80, o lançamento oficial da obra do sistema de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste, juntamente com a assinatura de contrato das obras de Inoã e de São José do Imbassaí. As iniciativas fazem parte de um conjunto de ações que visa criar uma grande cinturão de saneamento ambiental em Maricá.

A infraestrutura do sistema de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste terá 103 km de extensão e será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itaipuaçu, localizada no Jardim Atlântico Central. A extensa obra, prevista para durar cerca de 30 meses, contará com elevatórias, linhas de recalque e coletores-tronco.

“Em dois anos de Sanemar, é um marco para nós iniciar uma obra desse porte, que vai passar na porta de cada morador de Itaipuaçu. A gente comemora a chegada dessa grande obra de saneamento aqui no distrito de Itaipuaçu”, celebrou a presidente da Sanemar, Rita Rocha.

Considerando estudo populacional, serão beneficiadas ao todo, cerca de 18769 pessoas no bairro até 2040. A Base Operacional da Sanemar no Jardim Atlântico Central ainda contará com a atuação de 120 agentes e tem por objetivo acompanhar de perto todas as obras que serão realizadas no distrito, bem como atender à população.

“Afirmo aqui, que vamos levar esgoto e saneamento para todos os moradores de Maricá, do Recanto até Ponta Negra. Vamos construir um grande cinturão que atinja os dois extremos de Maricá, que continue levando essa dinâmica social por muito tempo para cidade” disse o prefeito Fabiano Horta.

Durante a solenidade, ainda foram assinados contratos para obras nos bairros de Inoã e de São José do Imbassaí. Cerca de 130 km de rede de esgotamento sanitário serão instaladas só no bairro de São José do Imbassaí. Já na região norte de Inoã, há 16 km de obras prestes a serem iniciadas com estação de tratamento de esgoto. Só no distrito de Itaipuaçu, há 198 km de extensão de projeto a serem licitados. A previsão é de que mais de 110 mil pessoas sejam atendidas nos 3° e 4° distritos após as intervenções da Sanemar, quase metade da população de Maricá.