27/07/2022 Sanemar atende mais de 200 clientes elegíveis à gratuidade
Foto: Leandro Matheus
Apenas quatro meses após o lançamento do Formulário Sanemar, cadastro online para solicitação de serviços de manutenção e adequação de esgotamento sanitário, a Companhia de Saneamento de Maricá já recebeu por volta de 300 cadastros, e já executou cerca de 250 atendimentos, entre unidades residenciais, condomínios e imóveis comerciais. Deste total, mais de 200 foram prestados para clientes elegíveis a gratuidade.
A presidente da Companhia, Rita Rocha, comentou os números. “O atendimento à população que não tem condições de manter seus sistemas de esgotamento é prioridade para Sanemar. Onde não há tratamento de esgoto, há doenças e o gasto com medicamentos e cuidados com a saúde agravam ainda mais a situação de vulnerabilidade destas famílias”, avaliou Rita.
Já Roberta Cardoso, diretora técnica operacional, detalhou como o atendimento às solicitações feitas pelo Formulário Sanemar é realizado. “Hoje o munícipe que preenche o nosso formulário online tem sua solicitação direcionada para uma fila de atendimento na qual todas as demandas são classificadas por categorias, entre elas, gratuidade e comercial (sujeito à cobrança) ”, explicou a diretora. “Nós da área de Programas Socioambientais nos dedicamos à população vulnerável, atendendo aos casos de gratuidade e, após definido a região em que vamos atuar na semana, é feito o primeiro contato, via telefone, para agendamento de uma visita técnica”, completou Roberta.
Entre os principais serviços de esgotamento sanitário executados pela Companhia, estão: limpeza de fossa séptica, limpeza de caixa de gordura, desentupimento e desobstrução de rede. Em todos os casos em que o atendimento foi prestado para imóveis de munícipes elegíveis à gratuidade, a Sanemar agiu de acordo com critérios predefinidos relacionados ao perfil socioeconômico do proprietário de cada imóvel, disponíveis em https://sanemar-sa.com.br/ .
Ainda segundo Roberta, se durante a visita técnica for identificado que o solicitante não se enquadra nos critérios de gratuidade, sua solicitação retorna para Sanemar, sendo redirecionada para o atendimento Comercial. “Aos que se confirmam elegíveis a gratuidade, solicitamos a execução do serviço para a semana seguinte e casos considerados emergenciais, tendo a disponibilidade do caminhão, o atendimento pode ser prestado no mesmo dia da visita”, garantiu a diretora.
Morador da Barra de Maricá, o auxiliar administrativo Carlos Eduardo, avaliou positivamente o atendimento e garantiu ter ficado muito satisfeito com a execução do serviço. “Do cadastro, o agendamento da visita e a limpeza da fossa aqui de casa, minha nota é 10. A equipe esteve aqui, chegou no horário combinado e fez o trabalho de forma muito profissional”, elogiou Carlos.
Saiba como contratar os serviços da Sanemar
Para contratar de forma particular os serviços oferecidos pela Sanemar, moradores e comerciantes, proprietários dos imóveis, devem primeiramente preencher o formulário online, disponível no site da Sanemar (sanemar-sa.com.br). Após esse preenchimento o contratante deve concordar em aguardar um contato ativo da equipe técnica da Sanemar que irá agendar uma visita para avaliação da necessidade do cliente e possível tratativa.
Para o devido preenchimento do formulário o solicitante/proprietário precisa informar o número do CPF, endereço completo, telefone, e-mail, e número de matricula do IPTU (quando tiver) correspondente ao imóvel onde o serviço será realizado. Com o formulário preenchido, é só aguardar o contato da Sanemar. É importante destacar que todos os serviços estão sujeitos à cobrança.
Mais informações sobre a Sanemar ou sobre os serviços oferecidos acesse https://sanemar-sa.com.br/ ou entre em contato através de mensagens de texto pelo telefone: 21-996311029. E lembre-se, descarte irregular de esgoto é crime ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 21-996311029 ou pelo e-mail: fiscalizaoesgotomarica@gmail.com .
Foto: Leandro Matheus