05/08/2022 Sanemar apresenta o Programa Socioambiental Sanear Saúde ao 2º Distrito
Foto: Leandro Matheus
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), apresentou nesta sexta-feira (05/08), aos agentes comunitários das Unidades de Saúde da Família (USF), do 2º distrito, o “Programa Socioambiental Sanear Saúde”, que além da manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos equipamentos públicos de saúde, tem por objetivo propor ações contínuas de integração entre saneamento básico e saúde.
Realizado no auditório do Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca), o evento, conduzido pela diretora Comercial da Sanemar, Simone Costa, contou com a participação de gentes das USF dos bairros de Ponta Negra, Espraiado, Guaratiba, Marinelândia e Cordeirinho.
Durante a apresentação, Simone falou da importância do trabalho dos agentes comunitários e como através de um olhar diferenciado eles podem auxiliar a Sanemar a pensar iniciativas voltadas às necessidades dos munícipes. A diretora aproveitou para frisar o quanto é fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos ao preenchimento completo da Ficha de Cadastro Domiciliar e Territorial (Ficha A).
“A Sanemar vem realizando uma sequência de ações contínuas a respeito do saneamento básico de Maricá, e enquanto as grandes obras de universalização do sistema público de esgotamento sanitário estão sendo desenvolvidas, nós podemos fazer pequenas ações diárias e transformar as vidas das pessoas. Mudanças de hábitos ruins como o descarte incorreto do óleo de cozinha, por exemplo, são necessárias e os agentes de saúde são peças fundamentais para essa mudança de comportamento, principalmente das pessoas em maior situação de vulnerabilidade”, avaliou Simone.
Daniele Pereira da Silva, agente comunitária de Ponta Negra, afirmou que a partir desse encontro se sente mais preparada para atender as famílias e colaborar ainda mais com informações a respeito das características sociossanitárias dos domicílios de Maricá.
“Como estamos sempre em contato com o público é fundamental levarmos até eles informações sobre os cuidados com o saneamento. Infelizmente quando realizamos as visitas ainda encontramos casas sem banheiros, sem água encanada e a palestra de hoje nos deu um novo olhar sobre essas pessoas e uma direção de como ajudá-las a viver com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou Daniele.
É importante destacar que esse mesmo programa já foi apresentado aos agentes comunitários do 1º distrito (São José do Imbassaí, Ponta Grossa, Mumbuca, Ubatuba, Amizade, Barra e Centro) e que em breve será feito para os demais distritos.