
11/05/2023 Sanemar agora é Empresa Cidadã: Licença Maternidade é prorrogada para 180 dias para profissionais da Sanemar

Imagine ter mais 60 dias de licença maternidade para acompanhar o desenvolvimento do bebê que acaba de nascer? Para celebrar a semana das mães, uma excelente notícia: Este agora é um direito garantido para as profissionais da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), por meio do programa Empresa Cidadã.
Amanda Marins será uma das primeiras agentes da Sanemar a estrear a licença maternidade com a prorrogação já em vigor. De acordo com a profissional, que é responsável pelo setor de recursos humanos, ter 60 dias a mais fará toda a diferença nesta nova fase da vida. Com 31 semanas de gestação, ela já se prepara para a chegada da bebê Isadora. A expectativa é de que a filha nasça até o início de junho.
“É bastante tempo para pensarmos no futuro do bebê, para decidir se vamos colocar numa creche, por exemplo, ou deixar com uma pessoa de confiança. Já foi introduzida a alimentação sólida à dieta do bebê. Com apenas 120 dias, o bebê ainda está muito dependente da mamãe, devido à questão da amamentação”, refletiu Amanda.
A reação de Bruna França ao saber da novidade foi parecida. A funcionária, que ocupa o cargo de superintendente no setor de contabilidade, se sentiu privilegiada por poder amamentar o filho e acompanhar seu desenvolvimento nos primeiros seis meses de vida. A chegada do bebê Heitor está prevista para a primeira quinzena de julho.
“Para mim, esses dias a mais serão muito importantes, principalmente para atender à recomendação médica de amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê”, considerou Bruna.
Além de estender o tempo de convívio familiar e do aleitamento materno exclusivo, a iniciativa tem por objetivo reduzir as chances de doenças e da mortalidade infantil no país.
“A chegada de um bebê é um marco muito especial para toda a família. E esse período de adaptação fará toda a diferença para que o bebê se desenvolva bem e para que a mãe consiga se adaptar a essa nova realidade. Estamos contentes com essa novidade”, celebrou Rita Rocha, presidente da Sanemar.
Sobre o Empresa Cidadã
Empresa Cidadã é um programa federal que concede benefícios fiscais a empresas que oferecem licença maternidade e paternidade estendida a seus empregados. O governo federal custeia a prorrogação do benefício, deduzindo do imposto o custo do empresário na prorrogação dessas licenças.
Instituído pela Lei nº 11.770/2008 e regulamentado pelo Decreto nº 7.052/2009, o projeto destina-se a prorrogar por sessenta dias a duração da licença maternidade e por quinze dias, além dos cinco já estabelecidos, a duração da licença paternidade (Lei nº 13.257/2016).
“Oficialmente, a companhia aderiu ao programa no início de março deste ano, e esse é mais um importante passo dado no sentido de resguardar a saúde e o bem-estar de nossas profissionais e seus bebês no período de adaptação”, frisou o diretor jurídico e de gestão corporativa André Baiseredo.


