Sanemar abre cadastros para seus Programas Sociais

Sanemar abre cadastros para seus Programas Sociais

Foto: Leandro Matheus

Com o objetivo de identificar munícipes em situação de vulnerabilidade referente a ausência de serviços de manutenção e adequação de esgotamento sanitário e carência no fornecimento de água potável, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) está promovendo em locais estratégicos da região central da cidade, ações itinerantes dos seus programas sociais: Sanear Mais Esgoto e Sanear Mais Água.

A partir desta quinta-feira (08/09) agentes da Sanemar estão presentes no Terminal Rodoviário do Povo de Maricá, no Centro, cadastrando famílias que poderão receber de forma gratuita, soluções para tratamento de esgoto residencial e fornecimento de água potável via caminhão pipa.

Segundo Roberta Cardoso, diretora técnica operacional, a ação deve permanecer no Terminal até o fim de setembro. “Nosso intuito é identificar quem realmente precisa dos nossos serviços, mas não tem condições de pagar por eles. O cadastro no Formulário Sanemar é importante justamente para que possamos conhecer a realidade dessas pessoas e agendarmos uma visita para avaliar cada situação e posteriormente oferecer a solução mais adequada. Escolhemos o Terminal Rodoviário, pois por lá passam moradores de todos os cantos de Maricá ”, explicou Roberta.

Roberta destacou ainda que todos os proprietários de imóveis em Maricá podem preencher o Formulário Sanemar, disponível na página da Companhia (sanemar-sa.com.br), mas que a elegibilidade à gratuidade dos serviços precisa ser comprovada.

“De imediato o que sempre fazemos é tentar minimizar a dificuldade de abastecimento de água potável iniciando o fornecimento periódico de caminhão pipa às famílias cadastradas. Durante a visita técnica averiguamos se o solicitante está elegível a gratuidade, aqueles que não são elegíveis, serão devidamente atendidos pela área Comercial da Sanemar e os serviços prestados estarão sujeitos a cobrança”, frisou.

300 munícipes cadastrados na primeira etapa da ação

Os primeiros locais a receberem pontos físicos de atendimento da Sanemar foram os Postos de Saúde do 1º distrito que, em apenas duas semanas de ação, cadastraram mais de 300 famílias.

“Começamos pelos postos de saúde devido ao grande fluxo de pessoas que buscam o atendimento diário nesses locais. Porém como se trata de um público muito regional, duas semanas foram suficientes para cadastrar essas pessoas”, contou Roberta anunciando em seguida que o próximo local a receber a ação itinerante da Sanemar será o Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã.

Os munícipes interessados em solicitar os serviços da Sanemar devem procurar os agentes da Companhia que estão devidamente identificados e realizar o seu cadastro. Os que não puderam comparecer aos locais de atendimento podem preencher o Formulário Sanemar através do portal oficial da Companhia: sanemar-sa.com.br. Caso o solicitante não atenda aos critérios preestabelecidos de gratuidade, entre eles, o perfil socioeconômico, os serviços estarão sujeitos a cobrança.