01/07/2022 Sanear Educação: Mais de 300 alunos atendidos pelo Programa
Foto:
O Programa Sanear Educação, que além da manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de ensino, tem por objetivo levar aos estudantes da rede municipal de Maricá, por meio de atividades teóricas e práticas, temas relacionados à educação socioambiental, finalizou o mês de junho com a marca de 12 escolas visitadas e 318 alunos alcançados.
Para o coordenador do Programa, Alexsander Carvalho, a relevância do Sanear Educação vai muito além do número de alunos atendidos, pois cada criança que participa das atividades se torna um potencial multiplicador de ações para preservação e conservação do meio ambiente.
“Finalizamos junho com um balanço muito positivo. Cada escola visitada tem sua própria realidade, necessidades e as crianças reagem de maneiras distintas, mas uma reação comum à todas é a surpresa ao conhecer como funciona o tratamento do esgoto de sua escola, quando apresentamos a nossa maquete que simula o sistema de fossa, filtro e sumidouro”, contou Alexsander.
“Sanear Educação é um programa de muita qualidade, principalmente porque está agregando conhecimento e responsabilidade socioambiental para as crianças que estão sempre dispostas, animadas e super participativas. Estamos sendo muito bem acolhidos por elas e pela direção das escolas. Entramos no mundo delas, na realidade delas e elas nos recebem com carinho”, comemorou o coordenador.
A ação, que sempre começa com uma palestra sob o tema meio ambiente e saneamento básico, na sequencia convida os pequenos a participarem de atividades recreativas para fixação do conteúdo, que incluí um “jogo de tabuleiro gigante”. Para Lavínia Figueiredo, aluna do quinto ano da Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, a iniciativa está mais que aprovada.
“Adorei tudo, principalmente saber como o esgoto da minha casa e da minha escola são tratados. Se cada um fizer a sua parte, todos ajudam na preservação do meio ambiente e da nossa cidade”, disse a estudante de apenas 10 anos de idade.
A diretora da Escola Municipal Dilza da Silva de Sá Rego, Raquel Cristina, contou que o Programa Sanear Educação já está colhendo frutos.
“Após a palestra, tivemos uma conversa com os alunos que nos contaram o que aprenderam e a ideia que tiveram de realizar uma ação de limpeza da areia da praia que temos aqui perto da escola. O pedido de recolher o lixo das praias partiu dos próprios estudantes., inspirados a partir do Programa Sanear Educação”, frisou a diretora.
Com apoio da Secretária Municipal de Educação, o programa Sanear Educação foi lançado em março deste ano na Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, em Itaipuaçu e, desde então, a cada semana, no mínimo três diferentes escolas da rede recebem a visita da equipe da Sanemar. Além das unidades de ensino já mencionadas, o Programa foi apresentado para as escolas Romilda dos Santos; Zilca Lopes Da Fontoura; Mauricio Antunes de Carvalho; Barra de Zacarias; CAIC Elomir Silva; Carlos Magno Legentil de Mattos; Professor Dilza Da Silva Sá Rego; João Pedro Machado; Joaquim Eugenio dos Santos e Lucio Thomé Guerra Feteira.
De acordo com o cronograma da Sanemar as próximas unidades de ensino que receberão o programa, Sanear Educação, são as escolas municipais Reginaldo D. dos Santos (05/07), C.E.M. Joana Benedicta Rangel (06/07), Conego Batalha (07/07) e Tatiana Chagas Memoria (07/07)
Foto: Leandro Matheus