07/06/2022 Sanear Educação chega à E. M. Marcus Vinicius Caetano Santana
Foto: Leandro Matheus
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), apresentou nesta terça-feira (07/06), na Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, no bairro da Amizade, o Programa Socioambiental Sanear na Educação. A iniciativa, lançada em março deste ano, tem por objetivo a manutenção e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de ensino. Além disso, é trabalhado junto aos estudantes da rede municipal de Maricá, através de atividades práticas e teóricas, temas relacionados à educação socioambiental.
Entre as atividades realizadas com os alunos do quinto ano, da E.M. Marcus Vinicius Caetano Santana, a equipe da Sanemar apresentou uma palestra sobre saneamento básico e, na sequência, um divertido, interativo e educativo “jogo de tabuleiro”.
“O que fizemos aqui foi uma aula explicando sobre saneamento básico e apresentando para esses estudantes o que a Sanemar faz no município em termos de esgotamento sanitário. Utilizamos uma maquete para demonstrar como funciona o sistema de fossa filtro e sumidouro, já que todas as unidades de ensino de Maricá possuem minimamente esse sistema. Entendemos que é importante que os alunos saibam como funciona o fluxo de esgotamento sanitário da escola em que eles estudam”, avaliou Alexsander Carvalho, coordenador do Programa. “Além disso, convidamos os alunos para participar de um jogo, uma espécie de jogo de tabuleiro que na verdade é um exercício de fixação. O importante é que essas crianças levem para casa tudo o que aprenderam e dividam esse conhecimento com os seus pais, irmãos e vizinhos, ou seja, se tornem multiplicadores”, afirmou o coordenador.
Para a diretora geral da unidade de ensino, Líbia Vieites, a atividade só vem a agregar às demais ações já realizadas na escola ao longo do ano.
“É fundamental promover esse tipo de ação nas escolas, pois só agrega o conhecimento dos nossos alunos no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente, principalmente porque muitos deles moram próximos a rios e lagoas. Realizamos alguns projetos ao longo do ano sobre temas ligados aos cuidados com o meio ambiente e atividade de hoje vem para somar ainda mais conhecimento aos nossos alunos”, frisou a diretora.
A aluna Lavínia Figueiredo, de 10 anos, também aprovou a iniciativa e garantiu que vai passar toda a informação aprendida adiante.
“Achei muito legal toda a explicação. Na minha casa tem fossa, filtro e sumidouro, mas eu não sabia como funcionava, agora eu sei e posso explicar para minha família e para todo mundo que ainda não sabe, disse a aluna.
De acordo como o cronograma da Sanemar as próximas unidades de ensino a receberam o programa, Sanear Educação, são as escolas municipais Romilda dos Santos, bairro das Pedreiras, na quarta-feira (08/06) e Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, na quinta-feira (09/06).
Foto: Leandro Matheus