Representantes da Sanemar visitam Comar

Representantes da Sanemar visitam Comar

Foto: Leandro Matheus

Uma equipe técnica da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) visitou na última quinta-feira (30/03) as instalações do Centro de Operações Maricá (Comar), no Centro Administrativo de Itaipuaçu. Com 320 câmeras espalhadas por pontos estratégicos e funcionando 24h por dia, o espaço, que tem por objetivo o monitoramento da cidade, vai ajudar a Sanemar a identificar demandas relacionadas ao esgotamento sanitário por todo o município.

Para Rita Rocha, presidente da Sanemar, o Comar pode e deve se consolidar como uma importante ferramenta de comunicação entre a população e a Companhia. Para facilitar o processo, a presidente vai alocar nos próximos dias fiscais de saneamento básico para atuar no Centro Administrativo de Itaipuaçu.

“Esse monitoramento é essencial para que possamos identificar problemas, como por exemplo, ligações clandestinas, vazamento de esgoto, obstrução da rede, entre muitas outras demandas, mas muito mais importante que identificar, o Comar vai nos ajudar a dar celeridade no tratamento do problema e nas respostas à população”, avaliou Rita. “Inclusive vai nos permitir também dar um suporte mais eficiente aos munícipes nos períodos chuvosos, quando aumentam os pontos de alagamento na cidade, atingindo principalmente a população mais vulnerável”, frisou a presidente.

Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Victor Silveira, que também atua como Diretor Executivo do Comar, explicou que o Centro de Operações é um órgão multidisciplinar, ou seja, além da Sanemar, o aparelho vai funcionar de forma integrada com outros órgãos e secretarias, entre elas, Proteção e Defesa Civil; Assistência Social; Trânsito e Engenharia Viária; Transportes; Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional; Saúde, Educação; Casa da Mulher e a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

“Também atuaremos junto a órgãos externos como a Enel e a Concessionaria Águas do Rio. O objetivo é dar tratativas rápidas e eficientes, prestando um pronto atendimento aos maricaenses, tendo em vista que cada secretaria, cada órgão tem um olhar próprio de acordo com cada necessidade”, afirmou o secretário.

Foto: Leandro Matheus