Programa Sanear Comunidades chega à Itaipuaçu

Programa Sanear Comunidades chega à Itaipuaçu

Foto: Paulo Torres

Cerca de 40 famílias serão beneficiadas com o programa de saneamento

Com o intuito de apresentar o Programa Sanear Comunidades – que se divide em dois projetos, o SANEAR + ÁGUA e o SANEAR + ESGOTO -, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) realizou nesta segunda-feira (07/02), o primeiro encontro com as famílias da localidade “Praça Itaipuaçu”, entre as Ruas Vereador Tuninho Birinight e Carlos Ribas Perdigão, antigas 47 e 48, respectivamente, em Itaipuaçu.

Assim como foi feito em outras localidades atendidas pelo programa, durante a reunião, os diretores Gleudes Praxedes, de Obras Diretas e, Horácio Figueiredo, de Programa Socioambiental, explicaram o funcionamento dos programas e tiraram as dúvidas dos moradores.

“O Sanear Comunidades visa levar soluções a curto prazo para localidades mais carentes do município. A ideia é atender as famílias oferecendo a devida estrutura que, inclui fossa, filtro e sumidouro através do Sanear + Esgoto”, completou. “Já com o Sanear + Água, vamos, a medida do possível, atendê-los com um caminhão pipa e, vamos discutir com essas famílias a questão do saneamento”, explicou o diretor.

Na avaliação do diretor Gleudes Praxedes, essas comunidades demorariam muito para receber a rede de água e esgoto, pois esse é naturalmente um processo demorado e, a Sanemar entendeu que essas famílias precisam de uma solução mais imediata.

“Existem projetos para cada uma dessas localidades, por isso, o diálogo com a população é importante. A partir desse dialogo identificaremos qual a melhor intervenção que deve ser feita em cada lugar. Aqui, nessa localidade, é possível que também seja necessário uma estação de tratamento (ETE)”, falou Gleudes.

Moradora da localidade há 20 anos, Veronica Oliveira da Rocha, 34 anos, aprovou a iniciativa.
“Esse é um projeto muito bom e espero que com ele o esgoto aqui não fique mais a céu aberto. Sou mãe e ficarei mais tranquila com um lugar aonde nossas crianças possam brincar sem pisar em esgoto. Esse projeto da Sanemar significa mais dignidade para nós moradores”, comemorou.

Para o morador André Luiz, 35 anos, que vive no local há 6 anos, o projeto vai atender a uma necessidade antiga.
“Essa iniciativa é muito boa. Vivemos uma situação aqui muito complicada porque o nosso solo é encharcado, então as foças que temos aqui, não nos atende. Já tivemos algumas melhorias da prefeitura, mas ainda há muito o que se fazer para melhorar a qualidade de vida para todos”, pediu o morador.