24/07/2023 Profissionais da Sanemar são aprovados no programa Passaporte Universitário
A Companhia de Saneamento de Maricá celebrou, nas noites de quinta-feira e sexta-feira (20 e 21), a aprovação de cinco profissionais no programa Passaporte Universitário. Carolina, Eduarda, Isadora, Nilceia e Jonathan ingressam com o pé direito no mundo acadêmico e contaram como fazer parte da Sanemar teve uma influência positiva nessa decisão.
Para Isadora Lima, de 21 anos, que trabalha como auxiliar administrativo, fazer parte da rotina da Sanemar e conviver com profissionais de diferentes setores fez com que ela mudasse de ideia em relação ao curso que queria fazer. Ela cursará Direito.
“Fiquei muito feliz com o resultado e muito feliz por outras pessoas que conseguiram também, que já são de idade e que têm essa oportunidade, porque não é fácil bancar uma universidade particular. Hoje eu não conseguiria, e graças a esse programa da Prefeitura vou poder estudar”, celebrou Isadora.
Emocionada, Nilceia Nascimento revelou ser a primeira da família a ingressar numa universidade. Ela cursará a faculdade de Assistência Social.
“Entrar para o Passaporte Universitário ultrapassa os sonhos e a mudança da história de minha família. A militância da Unegro me fez me apaixonar pelo serviço social e hojw o trabalho de educação sanitária me fez ter certeza do que quero estar fazendo daqui a dez anos”, confirmou a mulher.
Jonathan Alves da Rocha, de 32 anos, trabalha como assentador de rede e em breve, inicia os estudos de Engenharia Civil pelo programa da Prefeitura de Maricá. Ele não acreditava que conseguiria a aprovação, mas para sua feliz surpresa, conquistou uma vaga.
“Maior parte da minha vida eu fui motoboy e depois que eu comecei a prestar serviços para a Sanemar, vi que poderia crescer, e principalmente que a Sanemar dá essa oportunidade aos seus colaboradores. E nossa presidenta Rita me incentivou bastante”, contou o jovem Jonathan.
Ana Carolina de Oliveira, de 18 anos, sempre teve o sonho de ingressar numa universidade, e após ter a experiência dentro da Sanemar, mudou de planos em relação ao curso que queria.
“Fazer parte da Sanemar me influenciou a arriscar na área de Administração, desde então, coloquei o curso como prioridade. O passaporte universitário é uma oportunidade extraordinária, fiquei apreensiva de não conseguir passar na prova de aptidão, tive medo, ansiedade, mas confiei que o sonho estaria próximo. Enfim, consegui, serão quatro anos de muita luta e dedicação, estou muito feliz e realizada, Maricá, mais uma vez, mudando vidas através da educação”, celebrou Ana.
Depois de três tentativas, Eduarda Pyrrho, de 23 anos, foi aprovada para Engenharia Civil, e ficou muito contente por poder estudar o que queria na própria cidade. Dessa forma, ela consegue manter a faculdade e o trabalho. A jovem atua como técnica de edificações.
“Fiquei muito feliz porque é a área em que eu trabalho. Tenho certeza do que eu quero fazer porque tive essa oportunidade de conhecer o trabalho na prática, pelos exemplos que tenho na Companhia. Até a prova que fiz, muitas questões acertei porque aprendi aqui dentro”, contou Eduarda.
Sobre o programa
O programa Passaporte Universitário foi criado em 2019 para facilitar o acesso dos maricaenses ao ensino universitário, por meio da oferta de bolsas de estudo integrais em instituições de ensino superior privadas e já concedeu a chance do ensino superior a 6.405 alunos de graduação. Atualmente, 422 alunos já se formaram pelo programa. Em contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário na cidade. Centenas de sonhos realizados e de famílias com esperança de novas perspectivas de vida através da educação, do acesso à universidade.