Obras de esgotamento sanitário do Centro avançam

Obras de esgotamento sanitário do Centro avançam

Foto: Leandro Matheus

As obras de recuperação e readequação do sistema de esgotamento sanitário realizadas pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), na região central da cidade, avançaram no último fim de semana (18 e 19/03) rumo à conclusão. Quando estiver totalmente finalizada a iniciativa deve beneficiar cerca de 10 mil famílias.

Iniciada no fim de 2022 e com previsão de término para segunda quinzena de abril a obra tem por objetivo a segurança e o perfeito funcionamento do sistema, além de sua durabilidade, com a substituição da rede coletora antiga de amianto por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD).

“Os trabalhos estão a todo vapor”, garantiu Roberta Cardoso, diretora técnica operacional da Sanemar. “Essa é uma rede muito antiga e, além do Centro, estamos recuperando o sistema de esgotamento sanitário de outros bairros como o Flamengo e parte de Araçatiba”, frisou a diretora.

Roberta contou ainda que durante as obras foram identificadas ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial e, que nesses casos, a Saneamar realizou a regularização e o redirecionamento das ligações para a rede coletora de esgoto, sem custo para os moradores.

“Em Maricá a ligação de rede de esgoto na rede pluvial é ilegal. Temos uma equipe de fiscais de saneamento atuando no município, mas é muito importante que a população se conscientize e busque se regularizar. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos avançar muito mais rápido nas questões relacionadas ao saneamento básico de Maricá”, afirmou a diretora

Foto: Leandro Matheus