02/08/2022 Comerciantes contratam serviços de esgotamento sanitário da Sanemar
Foto: Leandro Matheus
Com objetivo de universalizar o sistema público de esgotamento sanitário no município, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) tem se organizado cada vez mais para atender as demandas da população com a oferta de serviços particulares de manutenção e adequação de esgotamento sanitário. Desde que lançou o Formulário Sanemar (cadastro online disponível em: https://sanemar-sa.com.br ) em abril deste ano, a empresa já contabilizou mais de 300 cadastros dos quais foram possíveis a geração de receita, sendo boa parte destes atendimentos prestados a estabelecimentos comerciais.
Rita Rocha, presidente da Sanemar, avalia que ter a Companhia se tornando uma opção na prestação desse tipo de serviço para o comércio de Maricá é um indício de credibilidade e de que o planejamento estratégico da empresa está no caminho certo. “Atender importantes unidades de comércio e serviços é sinônimo de que estamos atingindo cada vez mais a sociedade. Já temos estabelecimentos nos quais já fizemos mais de um atendimento. O Alexandre Restaurante, em Araçatiba, por exemplo, já se consolidou como nosso cliente”, destacou Rita.
Sem deixar de priorizar o atendimento à população mais vulnerável, a recém criada Diretoria Comercial da Sanemar tem se movimentando no sentido de identificar as demandas da cidade e captar cada vez mais clientes. Assim como outras empresas do ramo, a Companhia tem buscado ampliar seu segmento de clientes, realizando visitas às unidades residenciais, condomínios e imóveis comerciais, identificando as necessidades, oferecendo soluções e buscando fidelizar esses clientes com um atendimento diferenciado e personalizado.
Simone Costa, diretora Comercial, afirma que muito mais que vender serviços a Companhia exerce um papel fundamental de conscientização junto a sociedade, trabalhando a educação sanitária, a preservação do meio ambiente e a descontaminação das praias, rios e lagunas.
“A principal importância no cumprimento das demandas é atingir um público cada vez maior tanto no segmento residencial como no comercial. Já temos acesso as escolas e aos postos de saúde do município com as ações da área socioambiental e todo esse processo tem culminado em várias ações positivas. Agora também estamos atuando junto ao comércio identificando toda demanda reprimida e flexibilizando o horário de atendimento”, explicou Simone. “Além disso, juntamente com o processo de venda do serviço está sendo feita uma ação educativa, que orienta e dá o suporte necessário, sempre visando a preservação do meio ambiente”, frisou Simone.
A diretora destacou ainda que somente na última semana quatro restaurantes da região central de Maricá foram atendidos pela Sanemar antes das 8h da manhã. “Essa flexibilização, além de atender a necessidade do cliente, visa reduzir impactos no trânsito, evitar a interferência no horário de funcionamento do comércio e, permite ainda, uma maior segurança aos funcionários e munícipes durante a prestação do serviço”, justificou.
Para o comerciante João Felipe, sócio proprietário do Restaurante João e João, no Centro, é muito importante e vantajoso ter a Sanemar como uma opção de empresa para prestação de serviços particulares de esgotamento sanitário. “Achamos a ideia de ter a prestação de serviço feita pela Sanemar maravilhosa. Porque a Companhia é quem rege esse tratamento aqui na cidade, então não temos dúvidas de que está tudo certinho dentro das normas e da legislação vigente”, afirmou João. “Além disso, o valor cobrado foi a metade do que atualmente pagamos por um serviço que não é fácil de achar e quando achamos não é prestado direito”, comparou o comerciante.
Já Ana Paula, responsável pelo Restaurante Mundo dos Sucos, também no Centro, relatou que após um período de dificuldade em buscar por um serviço inexistente na cidade, foi um alívio receber a equipe da Sanemar e ter sua solicitação atendida. “Todo o atendimento foi perfeito, principalmente a equipe técnica que realizou a vistoria e nos atendeu com toda presteza e atenção. Ao invés de ação punitiva, recebemos orientação, inclusive quanto ao descarte de óleo de cozinha. O serviço de limpeza do sistema foi agendado e no dia e hora marcada, a equipe se fez presente para executar o serviço”, elogiou. “E, ainda nos deu prazo para pagamento e garantia do serviço. Toda equipe da Sanemar está de Parabéns”, avaliou Ana Paula.
Saiba como contratar os serviços da Sanemar
Para contratar de forma particular os serviços oferecidos pela Sanemar, moradores e comerciantes, proprietários dos imóveis, devem primeiramente preencher o formulário online, disponível no site da Sanemar (sanemar-sa.com.br). Após esse preenchimento o contratante deve concordar em aguardar um contato ativo da equipe técnica da Sanemar que irá agendar uma visita para avaliação da necessidade do cliente e possível tratativa.
Para o devido preenchimento do formulário o solicitante/proprietário precisa informar o número do CPF, endereço completo, telefone, e-mail, e número de matricula do IPTU (quando tiver) correspondente ao imóvel onde o serviço será realizado. Com o formulário preenchido, é só aguardar o contato da Sanemar. É importante destacar que todos os serviços estão sujeitos à cobrança.
Mais informações sobre a Sanemar ou sobre os serviços oferecidos acesse https://sanemar-sa.com.br/ ou entre em contato através de mensagens de texto pelo telefone: 21-996311029. E lembre-se, descarte irregular de esgoto é crime ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 21-996311029 ou pelo e-mail: fiscalizaoesgotomarica@gmail.com .