31/07/2023 BNDES e Assemae aproximam esforços para facilitar financiamentos na área do saneamento para empresas como Sanemar
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) participou, na última semana, de reunião da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir possibilidades de financiamento para projetos na área de saneamento básico em Maricá e em outros municípios.
O evento contou com a participação virtual do presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista, de Horácio Figueiredo, assessor da presidência da Sanemar e conselheiro da Assemae, de Cláudia Costa, diretora de infraestrutura do BNDES, entre outros representantes de municípios brasileiros.
Durante o encontro, ficou definida a aproximação entre o banco do desenvolvimento e a Assemae. Já no próximo congresso da Associação, realizado em setembro, o BNDES participará para abrir canais de financiamento para empresas públicas municipais.
A segunda pauta tratada na reunião teve como tema central a Sanemar e seus projetos para universalização do saneamento básico. Durante debate, o banco demonstrou grande interesse em conhecer os projetos de implantação da rede de esgotamento sanitário e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na cidade.
“Destaco aqui a importância da Assemae em promover encontros como este, para que sejam debatidas pautas importantes, como os cenários para o saneamento básico e suas principais formas de investimentos”, declarou o conselheiro Horácio Figueiredo.
“Essa aproximação representa a possibilidade do financiamento, já que o nosso plano de universalização é muito audacioso. Maricá passou anos sem investimento, então estamos correndo contra o tempo para sanear a cidade inteira”, disse a presidente Rita Rocha.
De acordo com o BNDES, é possível fazer financiamentos nos segmentos de esgotamento sanitário, abastecimento de água, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos. Para esta área, o banco possui ainda opções de financiamento com condições especiais para micro, pequenas e médias empresas sediadas no Brasil, assim como fundações, associações, cooperativas, entidades e órgãos públicos.