09/05/2023 Sanemar vai a Brasília para troca de experiências com Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), por meio da presidente Rita Rocha e da equipe técnica, compareceu a uma reunião nesta segunda-feira (8), em Brasília (DF), com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani. O encontro teve por objetivo trocar experiências sobre ações e investimentos em saneamento básico.
A equipe foi recebida na capital do país pelo próprio Picciani. A agenda do dia ocorreu no Ministério das Cidades.
“Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas demandas, ouvir as novas propostas para o setor e saímos com importantes direcionamentos e contatos”, destacou a presidente.
Este é mais um passo dado para estreitar laços com a instância federal, que hoje direciona o desenvolvimento do setor de saneamento no nosso país.
“A aproximação e a troca de experiências são elementos vitais para que avancemos rumo à universalização do saneamento básico no nosso município”, pontuou Rita Rocha.
Comprometida com a qualidade de vida da população maricaense, a Sanemar está investindo nas maiores obras de saneamento já realizadas nos últimos 50 anos na região, com uma rede de esgotamento sanitário de 41 km de extensão que contemplará Ponta Negra e parte de Cordeirinho, bem como 103 km de extensão do sistema de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu.
Sobre a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental
A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), do Ministério das Cidades, tem um papel fundamental na promoção de políticas públicas para garantir a qualidade de vida da população brasileira. O setor é responsável por coordenar e implementar a Política Nacional de Saneamento Básico, bem como propor estratégias e executar programas, projetos e ações de cooperação técnica, em âmbito nacional e internacional, em temas relacionados ao saneamento básico, à redução de perdas, ao reúso e eficiência e à transição energética. Além disso, presta apoio técnico aos Estados, aos Municípios, ao Distrito Federal e às entidades que atuam no setor de saneamento para implementação de políticas e de planos de saneamento básico nas áreas urbanas e rurais.