Sanemar realiza evento em celebração pelo Dia Mundial da Água

Sanemar realiza evento em celebração pelo Dia Mundial da Água

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a Prefeitura em Parceria com a Concessionaria Águas do Rio, promoveu nesta terça-feira (22/03) um evento em celebração pelo Dia Mundial da Água. A iniciativa, realizada no auditório do Banco Mumbuca, no Parque Eldorado, teve por objetivo divulgar os projetos da companhia, além do Plano Municipal de Segurança Hídrica.

Durante o encontro a Concessionaria Águas do Rio anunciou o início das obras de ampliação da ETA Maricá, no bairro Flamengo e da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bananal, na região de Ponta Negra, que deve atenuar as dificuldades de abastecimento da cidade. A previsão é de que apôs concluída, a ETA de Ponta Negra passe a produzir até 120 litros de agua potável por segundo, sendo 80 litros dedicados ao Centro de Maricá.

Durante a cerimônia o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, lembrou que a água é um bem essencial da vida e que o seu governo precisa e está construindo ao longo do tempo os marcos de natureza do seu uso, da sua regulação e da sua chegada às residências dos maricaenses.

“O início das obras de ligação das nossas duas estações de tratamento de água e do aumento da captação deste recurso vai nos dar ainda este ano a capacidade de dobra do fluxo e da vazão de água no território de Maricá. Essa obra é a certeza do abastecimento e da expansão de abastecimento de agua tratada em nossa cidade”, afirmou Fabiano. “O desafio da água para Maricá é uma centralidade objetiva, absoluta que carrega muita responsabilidade. Maricá vive um crescimento que precisa de resposta e a nossa tarefa é avançar muito na expansão da nossa rede de água e na expansão do tratamento da nossa rede de esgotamento sanitário. Essa é uma responsabilidade da Prefeitura de Maricá, da Sanemar e vamos dialogar muito com Águas do Rio no intuito de alcançarmos esse objetivo”, garantiu o prefeito.

Além de apresentar os programas desenvolvidos pela Sanemar, a Presidente da Companhia, Rita Rocha, falou da importância de se realizar um evento em celebração pelo Dia Mundial da Água.

“Nosso município é um dos que mais crescem no estado e, por isso, esse é um evento muito significativo para a população de Maricá. Nós vivemos uma situação muito singular aqui na região metropolitana do Rio referente a escassez de fonte de água para abastecimento da nossa cidade”, disse Rita. “A Sanemar foi criada em 2019 com o objetivo de alavancar os investimentos em saneamento básico no município. Nós temos umas das menores coberturas do estado, atualmente são apenas 35 km de rede implantada no Cento de Maricá e é uma rede muito antiga e, entendemos que tratar do esgotamento sanitário é tratar da água por isso temos programas voltados para necessidade” frisou a presidente.

Dentre os projetos apresentados pela presidente estavam o Programa Sanear Maricá, relativos ao saneamento básico, em especial à água e ao esgotamento sanitário, focando na melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável. Além disso também foi falado a respeito da contratação do Estudo de Segurança Hídrica e ampliações da rede de abastecimento para atendimento à população, entre outros.

Rita lembrou ainda que a Sanemar tem autorização do governo do estado para seguir com investimentos no esgotamento sanitário até 2028 e destacou a criação do programa Sanear Maricá em 2021, que envolve diversas ações com o objetivo de melhorar a estrutura de esgotamento sanitário de Maricá.

Sérgio Braga, diretor superintendente da Concessionaria, falou da satisfação de anunciar o início das obras de ampliação das ETAs em um dia tão simbólico como o de hoje.

“Nossa satisfação é exatamente anunciar o início das obras de uma das etapas que vai atenuar o problema de abastecimento de água de Maricá no Dia Mundial da Água. Nos comprometemos a concluir e distribuir, passarmos águas pelos canos, ainda esse ano”, disse Sergio Braga. “No fim do ano completamos um ano de operação e vamos entregar ainda neste primeiro ano o benefício da ampliação da Estação de Água de Ponta Negra que vai passar a produzir 120 litros por segundo, sendo 80 litros dedicados diretamente ao Centro de Maricá durante várias horas por dia. Isso mais que duplica a disponibilidade dela para cada distrito de Maricá, sem o prejuízo de outras ações e para que façamos um conjunto de obras que permita ultrapassar até os 400 litros de água por segundo”, explicou o diretor.

A programação contou ainda com a apresentação de um estudo referente ao plano Municipal de Segurança Hídrica que ainda está sendo finalizado, conduzida por Paulo Canedo, doutor em hidrologia pela Lancaster University e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).