Sanemar lança programa para levar água e esgoto às comunidades carentes durante o I Seminário sobre o tema promovido pela Companhia

Sanemar lança programa para levar água e esgoto às comunidades carentes durante o I Seminário sobre o tema promovido pela Companhia

Foto: Anselmo Mourão

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) lançou nesta sexta-feira (19/11), durante o I Seminário Sanemar – Os desafios do Saneamento, o Programa Sanear Comunidades, na sede da Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado.


A presidente Fabiano Horta, a Presidente da Sanemar, Rita Rocha, o Secretário de Governo, João Maurício, o vereador Marcos Bambam, a Presidente do Conselho de Administração da Sanemar, Ana Paula da Cruz participaram do lançamento.


Rita Rocha explicou que o programa consiste em atender de forma emergencial comunidades carentes com o abastecimento de água por meio de caminhões-pipa ou com obras realizadas pela Águas do Rio. Quanto ao esgotamento sanitário, a ideia é aplicar o sistema de fossa, filtro e sumidouro nessas localidades.


“É uma forma de atender de forma rápida essas comunidades que estão em situação de maior vulnerabilidade quando o assunto é saneamento. Sabemos que tanto o problema de água quanto o de esgoto é grande em Maricá, mas também temos consciência de que as obras são complexas e de médio a longo prazo. Por isso o Sanear Comunidades, que se desdobra nos projetos SANEAR + ÁGUA e SANEAR + ESGOTO são essenciais nesse primeiro momento”, falou Rita.


O prefeito Fabiano Horta disse que o projeto traz dignidade para a população mais carente. “Nosso objetivo é universalizar o esgoto em Maricá e tenho certeza que vamos conseguir avançar muito nesse sentido. Mas o programa da Sanemar contribui para que pelo menos quem está em situação de vulnerabilidade tenha acesso a condições mais dignas contribuindo com a saúde da população”, frisou o prefeito.


Durante o seminário foram apresentadas mesas temáticas. O Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e o Diretor Superintendente da Águas do Rio, Sergio Braga falaram sobre as perspectivas do Saneamento no Estado do Rio.


Os outros debates foram sobre o Saneamento da Região Metropolitana: processos e atores, o Desenvolvimento e Saneamento em Maricá e a Infraestrutura de Saneamento e Saúde da cidade.