Sanemar apresenta projetos licitados em reunião do ConCidade

Sanemar apresenta projetos licitados em reunião do ConCidade

Foto: Leandro Matheus

Convidada pela Secretaria de Urbanismo, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) apresentou nesta terça-feira (14/02), durante a primeira reunião extraordinária do Conselho da Cidade (ConCidade), seus projetos licitados de esgotamento sanitário e as obras de infraestrutura previstas para iniciar ainda em 2023.

Ao todo, serão 241,61 km de redes de esgotamento sanitário nos distritos Ponta Negra (31 km), Itaipuaçu (Jardim Atlântico Leste com 103 km e Recanto com 27 km) e Inoã (15,96 km), além de São José do Imbassaí que pertente ao distrito Centro, com 64,65 km.

Durante a apresentação, o Conselheiro do ConCidade e representante da Sanemar, Horário Figueiredo, reafirmou que estão previstas as construções de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Ponta Negra, próximo a ponte nova, às margens do canal; e dois emissários submarinos nos distritos de Itaipuaçu e Centro (Barra de Maricá) para lançar o esgoto tratado a 2km e 4km da costa, respectivamente. “Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no município com esses investimentos. São obras de médio prazo com previsão de três anos para execução”, ressaltou Horácio.

O representante da Sanemar também destacou o trabalho feito no âmbito do programa Sanear Maricá, que realiza ações para fornecer soluções de saneamento básico (fossa, filtro e sumidouro) e água potável com caminhões pipa para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. “Em parceria com a Educação, temos ainda o programa Amigo da Sanemar no qual realizamos ações educativas com atividades teóricas e práticas junto aos alunos da rede municipal a respeito de temas relacionados ao saneamento básico e meio ambiente”, acrescentou.

O que é o Conselho da Cidade

O Conselho da Cidade é formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, instituições da sociedade civil e de Organizações Não Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7ª Conferência da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gestão ficará responsável por debater e fiscalizar as políticas urbanas implementadas no município até 2025.

O que são emissários submarinos

São sistemas de disposição oceânica, destinados a lançar os esgotos sanitários no meio marinho, afastando-os da costa e visando aproveitar a grande capacidade de depuração do oceano, em função de seu enorme volume de água. Em Maricá, quando estiverem em funcionamento, o lançamento através de emissários será feito após o devido tratamento (primário e ou terciário) dos efluentes.

Foto: Leandro Matheus