Programa Sanear Saúde é apresentado aos agentes do 1º distrito

Programa Sanear Saúde é apresentado aos agentes do 1º distrito

Foto: Leandro Matheus

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), apresentou nesta quinta-feira (07/07) aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), do primeiro distrito (Centro, Mumbuca e São José), o “Programa Socioambiental Sanear Saúde” que, além da manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos equipamentos públicos de saúde do município, tem por objetivo promover ações contínuas de integração entre saneamento básico e saúde, transformando os agentes comunitários em multiplicadores.

Durante o evento, que teve o intuito de discutir com agentes comunitários, a importância de promover a saúde humana, de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, Simone Costa, diretora Comercial, falou da importância do trabalho dos agentes de saúde junto a população mais vulnerável e como essas ações podem ajudar a Sanemar a pensar iniciativas voltados às características sociossanitárias dos domicílios de Maricá.

“Queremos que os agentes saiam daqui entendendo a importância do saneamento, mas principalmente a importância da ação deles nas residências das pessoas. Esse trabalho vai ajudar não somente a Sanemar, mas também outros órgãos municipais como as pastas de Assistência Social e Economia Solidária a pensar ações necessárias para que a população em situação de vulnerabilidade tenha acesso a mais qualidade de vida e saúde”, disse Simone.

Simone pediu ainda que durante o atendimento, os profissionais da saúde realizem o preenchimento da ficha de cadastro domiciliar e territorial com muita atenção. “É a partir desse preenchimento que teremos informações reais dessas famílias e poderemos então avaliar os indicadores antes e depois das ações da Sanemar”, explicou a diretora.

Para Soraya Alves, agente de saúde da USF São José 1, quanto mais cursos e palestras forem oferecidas para os profissionais de saúde, melhor será o atendimento prestado à população.

“Para mim foi fundamental participar desse encontro já que faço serviço social em Maricá. As pessoas que atendemos nos veem como um porto seguro, tudo o que eles precisam, nos solicitam e isso é vinte e quatro horas por dia, por tanto, quanto mais informações tivermos, mais seguros estaremos e melhor será o serviço oferecido”, afirmou Soraya.

Foto: Leandro Matheus