Programa Sanear Maricá leva esgotamento sanitário a mais 60 famílias em vulnerabilidade social no Retiro

Programa Sanear Maricá leva esgotamento sanitário a mais 60 famílias em vulnerabilidade social no Retiro

Fotos: Leandro Matheus

O Programa Sanear + Esgoto, projeto social da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), iniciou as atividades no bairro do Retiro nesta segunda-feira (19). Ao todo, há 60 famílias carentes que moram na região e que serão atendidas pelo projeto nas próximas semanas.

O trabalho teve início na Rua 9, região em que diversas famílias em situação de vulnerabilidade social precisam lidar frequentemente com os problemas causados pela falta da rede de esgoto, como doenças e mau odor.

O projeto realiza uma ação emergencial em regiões em que não há cobertura da rede de esgoto, com instalação do sistema de fossa, filtro e sumidouro. Os beneficiados são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que realizaram cadastro prévio no programa, por meio do formulário disponível no site ou de busca ativa realizada por agentes da Sanemar.

“Assim que chegamos no bairro, havia uma demanda de cerca de 50 famílias aguardando o serviço. Quando a vizinhança vê o nosso trabalho sendo executado e compreende que também pode se candidatar ao benefício, a procura aumenta. Estamos animados para iniciar esse trabalho em mais um bairro, promovendo saúde e bem-estar para os maricaenses”, enfatizou o engenheiro Pierre Magalhães.

“Já fazíamos esse trabalho de adequação nas escolas e nos postos de saúde, e agora estamos expandindo esse serviço para a população, enquanto a infraestrutura pública de esgotamento sanitário não chega. Já atendemos a famílias de Jaconé, de São José e a ideia é que chegue a toda Maricá”, explicou a presidente Rita Rocha.

Programa Sanear + Esgoto

O Programa Sanear Mais Esgoto visa implantar soluções coletivas tecnologicamente apropriadas, como sistemas de destinação de efluentes sanitários (sistema de fossa, filtro e sumidouro), nos exatos termos da legislação municipal, para a população desprovida de acesso à rede de esgotamento sanitário e/ou com sistema impróprio. O benefício é destinado à população residente no município de Maricá, com renda familiar de até três salários mínimos, sendo a concessão do benefício prioritária para grupos familiares com pessoas acima de 60 anos e núcleo familiar com pessoas com deficiência.