02/02/2022 Prefeitura treina novos fiscais para atuar no saneamento básico de Maricá
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a Secretaria de Urbanismo iniciaram nesta terça-feira (01/02), o treinamento para os oito Fiscais de obras e Meio Ambiente convocados recentemente pela Prefeitura de Maricá, aprovados no concurso público municipal realizado em 2018.
Vinculados à Diretoria de Fiscalização e Obras, recém implantada na Companhia, os agentes atuarão especificamente na questão do saneamento e, por isso, ficarão fisicamente dentro da Sanemar, estrutura responsável pelo esgotamento sanitário da cidade.
” Ainda esse ano a Sanemar planeja promover novo concurso público para lotação do seu quadro próprio de fiscais de maneira a estruturar o setor da Companhia, já que a cobertura de saneamento vem crescendo em Maricá”, anunciou Rita Rocha, presidente da Sanemar.
De acordo com o diretor e fiscal de obra, Bruno Marins, responsável por ministrar o treinamento, com cerca de 30 dias de duração, as oficinas abordarão questões como legislação urbanística e saneamento básico. Haverá também palestras e visitas técnicas às estruturas de saneamento, ao sistema lagunar, à sede do INEA, entre outras atividades teóricas e práticas.
“Temos uma deficiência com a fiscalização no município e com o crescimento constante da cidade, vimos a necessidade de ter um trabalho mais focado na questão do saneamento”, explicou Bruno. “Para acompanhar esse crescimento aumentamos a nossa estrutura e o polo Sanemar vem justamente para isso, para encontrar as soluções que o município precisa para levar saneamento à população e esses fiscais fazem parte dessas soluções”, frisou o diretor.
Para o fiscal Douglas de Oliveira, 34 anos, o treinamento é fundamental para o exercício de suas funções junto a Sanemar.
“Considero imprescindível esse treinamento ainda mais para nós que estamos chegando agora e precisamos conhecer melhor Maricá. A ênfase aqui é a parte de saneamento, já tivemos inclusive uma palestra apresentando a parte geopolítica, a parte de relevo, hidrologia e espero realmente poder contribuir muito com o meu trabalho”, afirmou Douglas.
A engenheira civil, Isabela Bessa, 28 anos, também ressaltou a importância do treinamento.
“Tem sido muito proveitoso entender mais profundamente como o serviço é oferecido na cidade e como precisa ser desenvolvido. É um privilégio saber que vou colaborar nessa construção para avançar com o saneamento para a população”, disse Isabela.
Além da Sanemar e do Urbanismo estão contribuindo com o treinamento as pastas de Cidade Sustentável, Políticas Inclusivas, a Escola Municipal De Administração Maricá (EMAR) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Acessibilidade – Fiscais estão aprendendo Libras
A capacitação tem por objetivo facilitar a comunicação entre os fiscais durante o treinamento e posteriormente durante a rotina de trabalho.
“Quando soube que tínhamos um fiscal com necessidades especiais (surdo e mudo) entrei em contato com a pasta de Políticas Inclusivas que imediatamente conseguiu disponibilizar uma intérprete de Libras, o que foi muito legal, pois a primeira palestra que tivemos já foi sobre a Língua brasileira de sinais”, contou Bruno Marins. “Fiz algumas adaptações no cronograma do treinamento e deu tudo certo”, destacou.
Com ajuda da intérprete de Libras. Michele Faria, o fiscal Jaime Souza, 30 anos, contou que está muito contente em ver a Prefeitura de Maricá promovendo a inclusão.
“É muito bom ver essa inclusão acontecendo de verdade durante o treinamento. Estou feliz de ver todos os meus futuros colegas de trabalho interessados em aprender a língua de sinais e não tenho dúvidas de que essa iniciativa vai me ajudar muito no desempenho do meu trabalho como fiscal de saneamento”, afirmou Jaime.