04/08/2023 Pedra fundamental marca início das obras da Sanemar no Recanto de Itaipuaçu
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), lançou nesta sexta-feira (04) a pedra fundamental que marca o início das obras de esgotamento sanitário do Recanto de Itaipuaçu. A infraestrutura contará com uma rede de mais de 27km de extensão, sete elevatórias e mais de dois mil metros de linhas de recalque. Em funcionamento, o sistema beneficiará a mais de oito mil pessoas.
O encontro foi realizado no canteiro da CCB, empresa contratada para execução das obras, localizada na Estrada Alcione Assis, no Rincão Mimoso, Itaipuaçu. A cerimônia contou com a presença da presidente da Sanemar, Rita Rocha, do prefeito da cidade, Fabiano Horta, o secretário de governo, João Maurício, e demais secretários e vereadores.
As obras do Recanto já estão autorizadas a começar, e têm previsão de finalização para junho de 2024. Na primeira fase de funcionamento, a rede será ligada a uma estação de tratamento de esgoto compacta no Recanto, e posteriormente, direcionada para a ETE do Jardim Atlântico Central.
A presidente Rita Rocha destacou a importância do diálogo com a população ao longo do desenvolvimento do projeto, que atenderá a cerca de oito mil pessoas da região.
“Essa é mais uma etapa de obras de esgotamento sanitário do distrito de Itaipuaçu, seguimos avançando para melhor atender à população. É um esforço conjunto para que as nossas políticas de infraestrutura continuem avançando, estamos em conversas constantes com a população, tirando dúvidas sobre todo o projeto que vai passar na porta de cada morador de Itaipuaçu”, contou.
Para o prefeito Fabiano Horta, os avanços no esgotamento sanitário confirmam o compromisso da gestão em avançar com o saneamento em Maricá, que passou de apenas 3% de rede construída, que antes era de responsabilidade da Cedae, para o marco de 30%, após a Sanemar assumir esse desafio – trabalho realizado em apenas dois anos.
“Estamos simbolicamente, hoje, firmando o compromisso de governo de laço social com a população de Itaipuaçu com essa questão estruturante do saneamento básico em Maricá. Estamos no processo construtivo”, disse.
Sanemar e a Unidade de Conservação
A Sanemar e a Secretaria de Cidade Sustentável firmaram, durante o evento, termo de cooperação técnica, para apoio no desenvolvimento de licenças ambientais, bem como trabalho de conscientização com a população, por meio de uma Unidade de Conservação, que será implantada no mesmo terreno em que ficará a Estação de Tratamento de Esgoto Compacta do Recanto.
Na Unidade, equipes divulgarão informações sobre memória e preservação de patrimônios naturais da região, como o Morro da Peça, e distribuição gratuita de mudas da vegetação nativa.