Diretor de Operações da Sanemar ministra palestra sobre esgotamento sanitário

treinamento

Diretor de Operações da Sanemar ministra palestra sobre esgotamento sanitário

Miguel Cunha fala sobre esgotamento sanitário |Foto: Alessandra Couto

Com o principal objetivo de explicar o processo de esgotamento sanitário, como o esgoto é formado, o caminho que ele percorre até a Estação de Tratamento e as formas de tratá-lo, o Diretor de Operações da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Miguel Cunha, realizou treinamento para cerca de 80 pessoas.

Feito em três turmas, as palestras aconteceram na Escola de Administração de Maricá (EMAR) e contou com colaboradores da Sanemar, da Somar (Serviços de Obras de Maricá) e das secretarias de Urbanismo, Educação, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável, e Ciência e Tecnologia.

“A ideia dessa aula surgiu por conta do projeto de Educação Ambiental. Inicialmente era para os colaboradores da Sanemar, mas o interesse foi aumentando e acabou sendo estendido para pessoas das outras secretarias. É importante que todos saibam como funciona o sistema de esgoto”, disse Miguel Cunha.

Para Fatima Casarin, superintendente de Meio Ambiente da Sanemar, a palestra também serviu para dar o pontapé inicial ao projeto de Educação Ambiental nas escolas que em breve começará a ser feito na Companhia em parceria com a Secretaria de Educação: “O programa de Educação Ambiental e Sanitária busca tornar familiar para os nossos funcionários, parceiros institucionais, grupos comunitários e alunos de escolas e universidades, os termos técnicos, o papel e as atribuições da Companhia, através de palestras sobre a função e a importância do esgotamento sanitário, as tecnologias convencionais e alternativas usadas para tratar o esgoto. Nosso programa está em fase de mobilização com as escolas de Maricá, para agendarmos primeiro a capacitação dos professores e posteriormente as atividades com os alunos das escolas da rede pública de ensino fundamental”, explicou Fátima.

O coordenador de geografia do segundo segmento do ensino fundamental, Ramirez Alvarenga, considera que as informações foram muito esclarecedoras, pois as pessoas falam de esgoto, mas na maioria das vezes não entendem seu processo, e que o projeto de Educação Ambiental nas escolas é de suma importância: “Essas informações precisam chegar a todos os cidadãos maricaenses, para que possam entender a importância da efetivação do saneamento básico em nossa cidade. Para isso, nada melhor que essas informações cheguem aos nossos alunos para que eles cresçam conscientes da importância da preservação do meio ambiente, e sejam multiplicadores”.

O palestrante iniciou a apresentação explicando a composição do esgoto, falou sobre lixo e uso inadequado do sistema de esgotamento sanitário, sobre como devem ser feitas as ligações nas residências e, além de explicar os métodos de tratamento, mostrou como são feitos os processos existentes em Maricá e como o trabalho da Sanemar será desenvolvido.

O projeto de Educação Ambiental que está sendo implementado na Sanemar é composto por palestras, treinamentos, capacitação de professores e multiplicadores, eventos, campanhas de conscientização, entre outras atividades.